Melhor Conta Digital: Nubank? Inter? Neon? | Saiba qual escolher

Qual é a melhor conta digital para abrir em 2019? Neste artigo eu vou fazer uma análise completa e totalmente isenta das cinco
principais opções de conta digital oferecidas hoje.

O meu objetivo aqui é te ajudar a fazer a melhor escolha e te convencer a deixar para trás aquele seu banco tradicional e suas altas tarifas.

Tenho propriedade para falar sobre isso, pois trabalho diariamente com contas digitais e já escrevi diversos conteúdos sobre o assunto.

Portanto se esse tema é do seu interesse fique neste artigo até o fim e preste bastante atenção no que está por vir, até porque este conteúdo  é muito valioso.

Bom, antes de partirmos para análises, deixa eu te fazer uma pergunta: você, por acaso, sabe exatamente o que é uma conta digital? Se a resposta for não, eu recomendo que você parte de ler esse artigo e vá ler sobre isso antes de voltar aqui.

Depois de fazer uma breve pesquisa eu tenho certeza que você estará muito preparado para entender quais serão os critérios que utilizaremos aqui em nossa análise. Bom, mas que critérios são esses?

Em nossa análise, vamos considerar o uso comum de uma conta em banco.

Como estamos falando de um serviço bastante amplo, como são os serviços bancários, vamos levar em conta que a nossa necessidade é a básica, de qualquer pessoa possui uma conta tradicional, ou seja, precisamos receber o salário, pagar contas, sacar dinheiro de vez em quando, fazer transferências e até buscar algumas alternativas para investimento para a nossa reserva financeira.

Opções de contas digitais

Dito isso, estamos preparados para analisar, em ordem alfabética, as cinco opções de conta digital atualmente oferecidas no Brasil. Qual delas será que é a melhor? Vamos descobrir agora!

Opção 1: conta digital do Banco Inter

O Banco Inter é, provavelmente, um dos mais populares e mais utilizados para quem busca uma alternativa de conta digital. São mais de um milhão de correntistas no Brasil.

Pioneiro nesse segmento, o Inter certamente oferece um bom conjunto de serviços em sua modalidade digital.

Os principais destaques são: taxa “zero” para abertura e manutenção de conta, cartão de crédito sem anuidade, TED’s gratuitos e ilimitados, saques gratuitos na rede de banco 24 horas, depósitos gratuitos por boletos.

Algo que pode pesar contra o Banco Inter, entretanto, é o recente caso de quebra de segurança que a instituição enfrentou.

Na ocasião, dados pessoais de clientes ficaram expostos, mas nenhum deles foi financeiramente prejudicado.

Em sua defesa o Banco Inter afirma cooperar com todas as boas práticas exigidas das instituições financeiras.

Opção 2: Conta digital do Banco Neon

Tendo nascido já no meio digital o Banco  Neon garante aos clientes a oferta de serviços completamente digitais. Nada de filas, esperas ou demora. Tudo resolvido pelo computador ou pelo “smartphone”.

Embora não seja uma exclusividade do Banco Neon, essa é a tecla que eles batem bastante quando oferecem os seus serviços.

Os principais destaques são: taxa “zero” para a abertura e manutenção de conta, cartão de crédito sem anuidade, transferência gratuita para contas Neon, primeira transferência para outros bancos, no mês, gratuita, primeiro depósito por boleto gratuito, primeiro saque na rede 24 horas gratuito.

O conjunto de serviços do Banco Neon é bem completo, mas eles pecam, na minha visão, por cobrar transferências e depósitos por boleto a partir da segunda vez.

Além disso, também é preciso lembrar que a empresa que custodiava as contas do banco, que por acaso também se chamava Banco Neon, foi liquidada no começo de 2018, porém, tudo foi resolvido com a escolha de uma outra instituição para hospedar as contas do Banco Neon digital.

Opção 3: conta digital do Banco Next

Filiado ao Banco Bradesco, o Next oferece uma conta digital cheia de “mimos”. Ao menos é dessa forma que a instituição chama os benefícios oferecidos aos seus correntistas.

São diversos descontos exclusivos para quem tem cartão “verdinho”, como o menor preço em algumas redes de “fast food”, desconto em viagens com o Uber e compras em geral, além de descontos em algumas instituições de ensino.

O banco ainda oferece recursos para ajudar seus correntistas a fazer uma vaquinha com os amigos ou a controlar rigorosamente as finanças.

Seus principais destaques são: taxa “zero” para abertura e manutenção de conta, cartão de crédito sem anuidade, transferência gratuita para contas Next e Bradesco, primeira transferência para outros bancos gratuita, primeiro saque na rede 24 horas gratuito.

O Next ainda oferece modalidades de contas pagas, que melhoram o tipo de cartão de crédito para “Gold” ou “Platinum” e também
isentam alguns serviços citados agora há pouco.

Opção 4: conta digital do Nubank

Dentre todas as opções, o “roxinho” talvez seja aquele que os jovens mais admiram. Isso porque o Nubank é conhecido por sua linguagem descolada, para jovens dinâmicos e por ter sido um dos primeiros a ter oferecido um cartão de crédito livre de anuidade.

Foi o Nubank que começou a incomodar os grandes bancos, forçando-os a pensar em alternativas semelhantes para atender seus clientes, Nubank é confiável.

Porém, vale ressaltar que o Nubank não é um banco propriamente dito, pelo menos ainda, embora ofereça várias funcionalidades de um.

Seus principais destaques são: taxa “zero” para abertura e manutenção de conta, cartão de crédito sem anuidade, TED’s gratuitas e ilimitadas, depósitos via boleto gratuitos, saldo da conta corrente com rendimento próximo  a 100% do CDI.

Esse último, ponto inclusive, é um dos principais destaques da conta digital do Nubank, comparado às demais contas. Isso faz com que aquele seu dinheiro parado na conta acabe rendendo até mesmo mais do que a poupança, sem com que você precise fazer um aporte em algum fundo DI, nem que seja aquele fundo oferecido pelo banco.

Porém, por outro lado, a instituição é a que cobra mais caro para fazer saques, descontando o valor de R$ 6,50 para cada saque efetuado.

Opção número 5: conta digital do Banco Original

Diferentemente dos demais, o Banco Original não oferece uma modalidade de conta digital gratuita, o que acaba pesando bastante contra a instituição.

Eis os principais destaques do pacote Original ilimitado, que custa R$ 9,90 por mês, no primeiro ano: taxa “zero” para abertura de conta, TED’s ilimitadas, saques nos caixas do banco e na rede 24 horas de forma ilimitada, cartão de crédito sem anuidade.

Bom, essa foi a minha análise criteriosa e totalmente isenta das cinco principais opções de contas digitais oferecidas atualmente no Brasil.

Vale ressaltar que existem outras alternativas, mas a avaliei somente aquelas que são as mais populares. Mas, afinal, qual é a melhor conta digital para você?

Como em qualquer análise de produto ou serviço, é preciso levar em conta suas próprias necessidades por aqui.

Por exemplo, eu tenho clientes que não se adaptaram ao mundo digital e necessitam ter uma agência para ir, então, nesse caso, nenhuma das cinco opções seria suficiente para eles.

Porém, para não ficar em cima do muro e considerando o perfil básico de um usuário de conta de um banco, eu, acredito que a melhor opção seja o Banco Inter.

Não é à toa que a minha conta bancária é de lá. Ele é, na minha opinião, a instituição com um pacote de serviços mais completos e que oferece a gratuidade na maioria dos seus serviços.

Apesar do escândalo de segurança que o afetou recentemente, eu mantive a minha conta lá e o Banco Inter, em sua defesa, se diz sólido e como uma ótima alternativa para os interessados numa conta digital.

Bom, como segundo e terceiro lugar eu destacaria, respectivamente, o Nubank e o Banco Next. Eu tenho um cartão de crédito do
Nubank e eu gosto muito dos seus serviços, e talvez, se eu tivesse aberto minha conta quando já existe a “Nuconta”, poderia ter optado por ela em detrimento ao Banco Inter, mas hoje eu sou correntista feliz do Banco.

Caso você esteja interessado em abandonar a sua conta tradicional e migrar para uma conta digital, eu recomendaria fortemente alguma dessas três opções.

E cabe ressaltar aqui que falo isso com a tranquilidade de não estar recebendo patrocínios e incentivos nenhuma dessas instituições.

Inter é realmente a melhor opção? Ou alguma outra instituição financeira chamou a sua atenção? Deixe seu comentário abaixo compartilhando comigo.

E lembre-se: ter uma conta no banco tradicional, que cobra altas taxas, pode ser uma decisão bastante onerosa para você, especialmente se o seu orçamento anda apertado.

Mas essa é apenas uma das decisões erradas, apenas um dos pequenos erros financeiros que você pode cometer. Existem vários outros que podem ser bastante “mais” prejudiciais para sua vida.

Tchau, tchau!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *